Jogos e Brincadeiras


Ano: 2º ano

Objetivos:
§  reconhecer e vivenciar a existência de elementos  expressivos nas brincadeiras vivenciadas;
§  reconhecer a possibilidade de variações e adaptações nas regras originais de uma brincadeira;
§  realizar os movimentos básicos de correr, agachar, girar e suas relações com o ritmo em que esses movimentos são executados;
§  Estimular a cooperação, agilidade e velocidade.

Tempo Estimado:

Uma aula de 60 minutos, subdivididos em 5 minutos de alongamento, 10 minutos de aquecimento, 40 minutos para a vivência das brincadeiras e 5 minutos de volta a calma.

Material Necessário:

Espaço físico plano
Relógio de EVA


Desenvolvimento das atividades
Gato e Rato
As crianças, de mãos dadas, formam um círculo, ficando uma dentro do círculo (rato, que irá marcar a hora no relógio) e outra fora (gato).
- As crianças giram e o gato pergunta às crianças:
- Seu ratinho está em casa?
- Não, Senhor!
- A que horas ele volta?
- Às oito horas. (ou qualquer outra)
- Que horas são?
- Uma hora. Que horas são?
- Duas horas.
Ao chegar à hora determinada pelo rato, as crianças param de rodar e o gato lhes pergunta:
- Seu ratinho já chegou?
- Sim, Senhor!
- Dão-me licença para entrar?
- Sim Senhor!
- Começa então a perseguição do gato ao rato que as crianças ajudam a esconder, facilitando sua entrada e a saída do círculo e dificultando a passagem do gato. O jogo terminará quando o gato conseguir pegar o rato.

Avaliação

Será contínua, no decorrer do processo letivo, através da observação e da execução das atividades aplicadas.












Nenhum comentário:

Postar um comentário