Ano:
2º ano
Objetivos:
§
reconhecer
e vivenciar a existência de elementos expressivos nas
brincadeiras vivenciadas;
§
reconhecer
a possibilidade de variações e adaptações nas regras originais de
uma brincadeira;
§
realizar
os movimentos básicos de correr, agachar, girar e suas relações
com o ritmo em que esses movimentos são executados;
§
Estimular
a cooperação, agilidade e velocidade.
Tempo
Estimado:
Uma
aula de 60 minutos, subdivididos em 5 minutos de alongamento, 10
minutos de aquecimento, 40 minutos para a vivência das brincadeiras
e 5 minutos de volta a calma.
Material
Necessário:
Espaço
físico plano
Relógio
de EVA
Desenvolvimento
das atividades
Gato
e Rato
As crianças, de mãos dadas, formam um círculo, ficando uma dentro do círculo (rato, que irá marcar a hora no relógio) e outra fora (gato).
- As crianças giram e o gato pergunta às crianças:
- Seu ratinho está em casa?
- Não, Senhor!
- A que horas ele volta?
- Às oito horas. (ou qualquer outra)
- Que horas são?
- Uma hora. Que horas são?
- Duas horas.
Ao chegar à hora determinada pelo rato, as crianças param de rodar e o gato lhes pergunta:
As crianças, de mãos dadas, formam um círculo, ficando uma dentro do círculo (rato, que irá marcar a hora no relógio) e outra fora (gato).
- As crianças giram e o gato pergunta às crianças:
- Seu ratinho está em casa?
- Não, Senhor!
- A que horas ele volta?
- Às oito horas. (ou qualquer outra)
- Que horas são?
- Uma hora. Que horas são?
- Duas horas.
Ao chegar à hora determinada pelo rato, as crianças param de rodar e o gato lhes pergunta:
-
Seu ratinho já chegou?
-
Sim, Senhor!
-
Dão-me licença para entrar?
-
Sim Senhor!
-
Começa então a perseguição do gato ao rato que as crianças
ajudam a esconder, facilitando sua entrada e a saída do círculo e
dificultando a passagem do gato. O jogo terminará quando o gato
conseguir pegar o rato.
Avaliação
Será
contínua, no decorrer do processo letivo, através da observação e
da execução das atividades aplicadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário